
A primeira vez que vadiou à capoeira foi através de dois amigos Vando e Tico (irmãos) que o convidou para uma roda na porta da casa deles ao som do LP do mestre Suassuna , foi ai então que ouviu pela primeira vez Músicas de capoeira gravadas, achou incrível a ponto de se entregar de corpo e alma a arte da capoeiragem.
Viu que sentia necessidade de aprender a arte com auxilio de um Mestre, então procurou o Mestre King Kong para treinar, e daí por diante não parou mais. King Kong viajou para a Alemanha e ele não ficou parado, procurou a academia do Mestre Geni Capoeira do Grupo Zambiacongo e foi treinar com o Mestre Roberto ( Macaco ) hoje ele mora na Austrália. Treinou com macaco uns seis meses, com ele aprendeu a seqüência de Bimba e o esquenta banho foi um período bom para o desenvolvimento do menino que sonhava tanto em ser capoeirista .
Roberto (King Kong) retornara a Salvador daí então foram 23 anos treinando juntos. Tonho Matéria tinha um apelido na época, conhecido como Pele de Onça por causa de uma causa que ele usava toda vez que ia pras festas de largo jogar, Tonho também participou de vários shows folclóricos com o grupo Ogum Katendê, foi campeão baiano em dupla com seu mestre em 1985, foi o primeiro artista a jogar capoeira nos seus Shows musicais, quando ainda estava cantando com o Ara Ketu na Guiana Francesa.
Tonho viveu a sua infância e adolescência estudando, trabalhando e jogando capoeira. Formado em contabilidade, Tonho é hoje uns dos mais respeitado compositor, cantor e capoeirista do Brasil .
Nenhum comentário:
Postar um comentário